A Verdade Nua e Crua Sobre O Que Causa Queda de Cabelo

A Verdade Nua e Crua Sobre o Que Causa Queda de Cabelo

A maioria dos homens e também mulheres tem algo que temem por toda a vida, que é a queda de cabelo. O que causa queda de cabelo é um processo pelo qual nosso corpo passa em determinados períodos da nossa vida. Isso acontece por que os cabelos têm ciclos e esses ciclos podem ser separados em três etapas básicas: a etapa anágena, a etapa catágena e a etapa telógena.

Nessa primeira fase ocorre o crescimento do fio de cabelo e ela pode durar de 2 a 6 anos. A segunda fase dura entre 1 e 2 semanas e corresponde à maturidade do fio. Já a terceira fase é a fase em que ocorre a queda para a eliminação dos fios mortos e pode durar de 5 a 6 semanas.

Depois disso, o natural é que os fios que caíram voltem a nascer iniciando, assim, um novo ciclo no processo de crescimento dos cabelos.

Então, é comum que essa queda aconteça, contanto que não ultrapasse 15% do total dos fios, ou seja, embora essa troca faça os fios caírem de maneira mais intensa o total de queda não pode ser maior que 15% de todo o cabelo.

Se você também realiza muitos tratamentos químicos nos cabelos, se faz uso frequente de chapinha e secador de cabelo, se faz muitas dietas restritivas, se tem parentes com o cabelo ralo, entre outras questões. Tudo isso pode ser o que causa queda de cabelo em você e ele pode estar pedindo socorro.

Anormalidades e O Que Causa Queda de Cabelo

Deve-se sempre ficar muito atento à queda dos fios para que se possa, o quanto antes, identificar e tratar o problema.

Um sintoma que não é comum, por exemplo, é o aparecimento de falhas no couro cabeludo, ou seja, áreas da cabeça que possuem uma quantidade bem menor de cabelo que as demais, ou também que não possuem cabelo.

Isso pode representar algum tipo de doença de couro cabeludo e que deve ser tratado adequadamente o quanto antes para evitar que evolua e fique irreversível. Para isso, é preciso procurar um médico e realizar exames específicos para a avaliação da intensidade de queda bem como a capacidade de reposição dos fios.

O importante é avaliar se 100% dos fios que estão caindo voltam a nascer. Através de exames simples se pode verificar a saúde do couro cabeludo e até mesmo diagnosticar doenças como a calvície.

A Verdade Nua e Crua Sobre o Que Causa Queda de Cabelo

Teste de Queda de Cabelo para Fazer em Casa

Para que você possa identificar se a quantidade de perda de fios merece uma atenção especial basta realizar um teste simples.

É comum que ao passar a mão nos cabelos alguns fios caiam. O que se deve observar nesses casos é a quantidade. Segure uma mecha de cabelo e puxe os fios da raiz até as pontas. Se a quantidade de fios que ficarem na sua mão for maior que 15 é provável que seja necessário um tratamento.

Tipos de Queda de Cabelo e Possíveis Motivos

Primeiramente é preciso dizer que nem toda a queda capilar é igual ou causada pelos mesmos motivos. Em certos casos ela pode ser hereditária, em outros ela pode ser desencadeada por fatores psicológicos ou estresse e pode ainda ser consequência de alguma doença.

A queda de cabelo difusa e a queda de cabelo hereditária são as formas mais comuns em que o problema se apresenta. Outra forma, não muito comum, é a queda em forma circular, que gera áreas de calvície bem delimitadas. Para essa última ainda não se sabe exatamente o que causa mas a indicação é que se trate de uma doença auto imune.

Ao contrário do que muita gente pensa, a perda de cabelo não é um problema exclusivo dos homens e cerca de 40% das mulheres também passam, alguma vez na vida, por algum tipo de queda de cabelo anormal que exige certo tipo de tratamento.

Tipos de Queda de Cabelo

Agora saiba um pouco mais sobre os tipos de queda de cabelo e entenda melhor o que causa cada um deles.

  • Queda de cabelo hereditária:

Essa também é outra forma de perda de cabelo que é, geralmente, atribuída aos homens. Porém, isso é um engano e ela, não só pode como ocorre entre as mulheres afetando até 19% da população.

O que talvez cause esse pensamento é que entre homens e mulheres a queda de cabelo hereditária é diferente.

Enquanto a maioria dos homens começa a perder os fios ainda jovem, nas mulheres o início da queda só começa após a menopausa. Outra diferença entre a calvície do homem e da mulher está no padrão de queda dos fios.

Enquanto o cabelo dos homens cai principalmente na testa e no vertex, a das mulheres é difusa,  caindo igualmente por toda a cabeça, deixando o cabelo mais ralo e menos encorpado, sem um ponto principal de queda.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar mostrou dados que afirmam que, em média, 25% das mulheres brasileiras com idades ente 35 e 40 anos apresentam ou irão apresentar, algum grau de calvície. Conforme falamos acima, nas mulheres o cabelo vai ficando ralo na parte de cima da cabeça, mas de forma homogênea e, em alguns casos, é possível ver até o couro cabeludo.

  • Queda de cabelo difusa:

Essa é uma das formas mais comuns de perda de cabelo entre as mulheres e afeta o couro cabeludo. Esse tipo de queda acontece quando a raiz do cabelo não exerce mais a sua função natural pelo fato de estar com falta de elementos que são fundamentais para o seu processo metabólico, e acaba assim, diminuindo o seu ciclo crescimento.

A boa notícia é que esse tipo de queda pode ser facilmente tratado e, geralmente, com ótimos resultados.

Para isso, é preciso ativar o metabolismo capilar para estimular a formação de novas células na raiz do cabelo para que os fios voltem à fase de crescimento.

É importante identificar também o que deu início ao processo de queda e, se possível, trata-lo também.

A Verdade Nua e Crua Sobre o Que Causa Queda de Cabelo

Um caso de exceção

Os dermatologistas afirmam que as mulheres, por exemplo, que acabaram de ter filhos podem sofrer com uma queda mais intensa dos fios de cabelo. Geralmente, o problema aparece uns 60 dias após o parto e pode durar até seis meses causando uma perda média de até 30% do total de fios.

Mas isso não é motivo para preocupação pois é um processo comum e pode ser percebido ainda mais intensamente durante o banho pois a queda tende a ser maior quando os fios são lavados ou escovados.

O que causa a queda de cabelo difusa?

A calvície difusa pode ser causada por diversos fatores e pode ter mais de uma causa aparente. Esse tipo de queda costuma ocorrer quando não se tem uma dieta equilibrada, por estresse, por variações hormonais e até mesmo em decorrência de alguma doença.

Também podem ser considerados como causadores o envelhecimento e o uso de certos medicamentos.

Independentemente da causa, o motivo desse tipo de queda de cabelo é a falta de atividade na raiz do cabelo causado por algum tipo de perturbação. Veja agora alguns motivos que podem levar ao início do processo de queda capilar.

  • Má-Alimentação

Hábitos alimentares não balanceados ou uma dieta pobre em nutrientes acabam debilitando o organismo e isso pode se refletir na saúde do seu couro cabeludo provocando a queda dos fios.

  • Estresse

O estresse ou cansaço mental também podem afetar diretamente a saúde do seu couro cabeludo e isso, atualmente, é muito comum. A boa noticia é que mesmo que não se possa terminar com o estresse é possível tratar a queda dos fios decorrente dele.

  • Uso de medicamentos e doenças

É grande o número de doenças que podem afetar o crescimento dos cabelos mas entre as mais conhecidas e comuns estão a diabetes, o reumatismo, a doença de Crohn além de infecções.

Quando os motivos são esses, a queda, geralmente, ocorre com a demora de algumas semanas, ou seja, o resfriado com febre já passou e um certo tempo depois é que a queda aparece. Isso muitas vezes faz com que não seja fácil associar a queda ao motivo.

A combinação de febre alta, gripe e infecção também podem levar ao desencadeamento do processo de queda de cabelo e pode durar até 3 meses, mesmo depois de já estar totalmente curado.

Isso acontece por que o organismo foca todos os seus esforços no combate aos males que estão afetando o corpo e acaba deixando o cabelo em último plano.

  • Doença autoimune

A alopecia areata faz com que o cabelo caia abruptamente causando uma falha em formato circular do tamanho equivalente a uma moeda de um real. Isso acontece por que o próprio corpo desenvolve anticorpos que agem contra o bulbo capilar fazendo com que ele deixe de produzir os fios. Isso geralmente acontece em pessoas entre 15 e 29 anos.

  • Hormônios

As flutuações hormonais são, sem dúvida, um dos principais motivos da perda de cabelo. Essas flutuações pode ser decorrência da menopausa, de quando se interrompe o uso da pílula anticoncepcional ou mesmo decorrente da amamentação.

O próprio nascimento de uma criança causa, no corpo feminino, uma mudança enorme e isso acontece graças aos hormônios. 

A Verdade Nua e Crua Sobre o Que Causa Queda de Cabelo

Essas variações podem ser pelos mais variados motivos mas é a alteração brusca dos níveis hormonais que pode causar a queda de cabelo.

  • Cabelos presos

Além disso, é preciso estar atento ao uso indiscriminado de acessórios nos cabelos. Rabos de cavalo, tranças coladas ao couro cabeludo e muito apertadas e até mesmo os dreads podem causar um trauma na fibra capilar, enfraquecendo o fio.

  • Tratamentos químicos

Tratamentos como alisamentos e clareamento devem respeitar sempre os intervalos de retoque para não danificarem e prejudicarem os fios causando a queda. Fazendo isso, o único provável prejuízo é o ressecamento do cabelo.

Por isso é importante realizar o teste da mecha em uma mecha próxima à nuca para ver a reação do cabelo ao tratamento que será realizado.

  • Secador de cabelo e chapinha

O maior problema do secador, na verdade, está relacionado à escovação realizada durante o processo de secagem que traciona o fio de cabelo na raiz. As áreas mais prejudicadas são a parte de trás da cabeça e o contorno do rosto.

O calor ainda pode gerar a queima do couro cabeludo estimulando a sua oleosidade, causando lesões e, consequentemente, a queda de cabelo bem como o aparecimento de caspa.

Para evitar isso é importante utilizar um protetor térmico nos fios antes de aplicar o calor e dar uma maneirada nos puxões durante o processo de secagem. Além disso, o secador não deve ficar a menos de um palmo de distância da cabeça.

Existem ainda alguns outros fatores que podem desencadear a queda de cabelo e que, muitas vezes, não são levados em consideração como importantes para o processo. Veja agora quais são esses fatores:

  • Dietas com deficiência de carnes vermelhas

Com a falta da carne vermelha na sua alimentação a probabilidade de haver uma queda na ingestão de ferro é muito grande e isso compromete a oxigenação do bulbo capilar. Isso faz com que os fios percam a força e nasçam mais fraquinhos.

  • Açúcar, cafeína, gordura e álcool em excesso

Esses ingredientes aceleram o envelhecimento dos fios deixando-os quebradiços graças ao aumento das chances de ter caspa e, consequentemente, uma maior produção de radicais livres.

  • Dieta hipocalórica

As dietas hipocalóricas são aquelas nas quais ocorre um corte drástico no número de calorias ingeridas diariamente. Isso acontece por que os fios de cabelo são muito sensíveis e até mesmo a redução de 100 calorias, o equivalente a um suco natural sem açúcar ou a uma barrinha de cereais pode acabar acentuando a perda.

Por fim, o que causa queda de cabelo podem ser vários motivos e eles podem ser dos mais variados tipos, não existindo somente uma razão para que isso aconteça.

Por isso, é importante estar atento aos sinais e, no momento de diagnosticar o problema, tentar lembrar inclusive de casos passados como gripes e infecções que já ocorreram a mais tempo pois a reação do corpo não é imediata e a queda pode ocorrer ainda muito tempo depois.

Leia também nosso próximo artigo Programa de Reconstrução Capilar Funciona?

Gostou do artigo? Deixe seu comentário aqui abaixo com suas dúvidas e sugestões. Somente assim é que conseguiremos trazer mais conteúdo de qualidade para você.

Assista também a mais recente descoberta para o tratamento definitivo para queda de cabelos.

4 Até breve,
Charles Silva

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*